segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O verdadeiro Leão da Montanha


O Leão da Montanha, (Puma concolor, anteriormente Felis concolor) também chamada por puma, cougar, jaguaruna, leão-baio, onça-parda, onça-vermelha e Suçuarana. É um mamífero da família felídeos nativo das Américas. Este felino grande e solitário tem a maior escala de distribuição do que qualquer outro mamífero selvagem no hemisfério ocidental, estendendo-se de Yukon no Canadá ao Andes sulinos da América do Sul. Uma espécie adaptável, o Leão da Montanha é encontrado em qualquer região e tipo de habitat do Novo Mundo.
Um capaz predador espreiteiro-emboscador, o Leão da Montanha possui uma variedade de presas. As fontes alimentares primárias incluem ungulados como cervo e ovelhas, bem como gado doméstico, cavalos, e ovelhas. Prefere habitats com vegetação rasteira densa e áreas rochosas de atacar à espreita, mas ele pode viver em áreas abertas. Leões da Montanha são conhecidos por matarem pelo menos um cervo adulto por semana, mais em climas quente; diferente dos ursos, eles não gostam de carne estragada.
Devido à perseguição depois da colonização européia das Américas, e continuação do desenvolvimento humano do habitat do puma, as populações estão buscando seu território histórico novamente. Especialmente, o puma foi extirpado na América do Norte oriental, exceto uma subpopulação isolada na Flórida; o animal pode estar recolonizando partes do seu antigo território oriental. Com a sua variedade vasta, o puma tem dúzias de nomes e várias referências na mitologia dos povos indígenas das Américas e na cultura contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário